A doença de Crohn é uma doença inflamatória crônica do trato gastrointestinal, que afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal.
A retocolite ulcerativa é uma doença inflamatória crônica do cólon, intestino grosso, que se caracteriza por inflamação e ulceração da camada mais superficial do cólon.
Acompanhe a conversa entre o cirurgião digestivo Dr. Rodrigo Barbosa (CRM-SP 167670) e Manie de Andrade, do canal @descrohnplicando, sobre o impacto da DII e o manejo da doença.
Conheça a história da Bruna e veja como é possível recuperar sua qualidade de vida
Lembre-se: somente um(a) médico(a) pode fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado para seu caso. No caso da doença inflamatória intestinal, o recomendado é que você busque um(a) gastroenterologista ou proctologista.
Diarreia
Dor no abdômen
Febre
Sangramento nas fezes
Perda de apetite
Perda de peso
A doença inflamatória intestinal gera impactos na vida dOS pacientes1-6
Apresentam complicações como estreitamento do intestino; abcessos (acúmulo que contém pus em seu interior), indicando um processo infeccioso; incapacidade de controlar a vontade de ir ao banheiro; fístulas e doença perianal
Sentiram sua vida afetada negativamente pela doença devido às dores abdominais, aumento do número de evacuações, fadiga e diarreia
Entenda se seus sinais e sintomas podem ser de uma doença inflamatória intestinal (DII).
e busque um(a) especialista para confirmar seu diagnóstico.
As pessoas afetadas pela doença de Crohn ou colite/retocolite ulcerativa costumam ter entre 20 e 40 anos.
Mesmo podendo afetar ambos os gêneros, a DII pode ser um pouco mais comum em mulheres.
O estilo de vida pós-moderno pode aumentar a probabilidade de desenvolver uma DII. Muitos fatores, como os hábitos alimentares e de higiene, o estresse, o tabagismo, a rotina de sono e até medicamentos utilizados atualmente, podem favorecer o desenvolvimento da DII.
A DII pode ser diagnosticada e tratada por um(a) gastroenterologista, especialista no aparelho digestivo, ou um(a) proctologista. Para encontrar um especialista perto de você, clique aqui e acesse a área de busca do site do GEDIIB - Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite.
O diagnóstico da doença de Crohn e retocolite ulcerativa é baseado no conjunto de sinais e sintomas referidos pelos pacientes, exames de imagem, como a endoscopia, e exames laboratoriais, como a calprotectina fecal, um dos exames mais importantes para o diagnóstico e acompanhamento de pacientes. Este exame analisa o grau de inflamação do intestino com amostras de fezes, além de diferenciar a doença inflamatória intestinal (DII) da síndrome do intestino irritável (SII).7