Avaliação em
10 itens

O IBD Disk consiste em 10 itens relevantes para a vida cotidiana do paciente. Esses itens são projetados para fornecer uma avaliação abrangente do impacto da doença em vários aspectos da vida do paciente. Ao completar o IBD Disk em cada consulta, pacientes e médicos podem acompanhar visualmente a progressão do estado de incapacidade ao longo do tempo.

O principal objetivo de usar o IBD Disk é envolver ativamente os pacientes em seu próprio cuidado. Ao ter uma representação visual clara do impacto da DII, os pacientes podem trabalhar com seus médicos para definir metas terapêuticas individualizadas e alinhar espectativas. O objetivo final é minimizar índices e mantê-los próximos de zero, permitindo que os pacientes recuperem uma qualidade de vida normal.

Ao realizar a validação do instrumento, verificou-se que o IBD Disk conservou os 10 itens e permaneceu unidimensional, seguindo o modelo original. Além disso, demonstrou propriedades psicométricas satisfatórias, confirmando um modelo robusto com evidências sólidas de validade e confiabilidade.

Concluiu-se, portanto, que se obteve um instrumento válido e confiável, capaz de avaliar a carga da doença inflamatória intestinal na população brasileira.2

Como faço minha avaliação?1

Para cada um dos 10 itens, considere o que você sentiu durante a última semana e atribua uma pontuação ao seu nível de concordância em uma escala de 0 (discordo totalmente) a 10 (concordo totalmente). Marque essa pontuação no número escolhido na cor correspondente ao item. Por exemplo, para o item "Eu tive dores nas articulações do meu corpo": se você se sentiu muito mal durante a última semana, então concorda totalmente com a afirmação, marque o número 10.

Quando todos os números circulados são conectados, uma representação visual imediata da incapacidade aparece.

Quanto mais próximo o gráfico estiver do centro, melhor será o estado de saúde.

Ao repetir regularmente essa avaliação, é possível monitorar o progresso da doença.

Os 10 itens do BR-IBD Disk1

Na última semana, devido a minha doença de Crohn ou retocolite ulcerativa...

Dor abdominal

Tive dores de estômago ou abdômen

Controle da defecação

Tive dificuldade em coordenar e controlar a defecação, incluindo escolher e chegar a um local adequado para defecar e me limpar posteriormente

Interações interpessoais

Tive dificuldade com relacionamentos pessoais e/ou dificuldade em participar da comunidade

Educação e trabalho

Tive dificuldade com as atividades de estudo e/ou trabalho e/ou atividades domésticas

Sono

Tive dificuldade para dormir, como adormecer, acordar com frequência durante a noite ou acordar muito cedo pela manhã

Energia

Não me senti descansado e revigorado durante o dia e/ou me senti cansado e sem energia

Emoções

Me senti triste, abatido ou deprimido, e/ou preocupado ou ansioso

Imagem corporal

Não gostei da aparência do meu corpo ou partes do meu corpo

Atividade sexual

Tive dificuldade com os aspectos psicológicos e/ou fisicos relacionados ao sexo

Dor articular

Tive dores nas articulações do meu corpo

Exemplo hipotético

de um IBD Disk preenchido para avaliação da doença ao longo do tempo:2

Legenda: Neste exemplo é possível verificar a evolução da doença ao longo do tempo, em três momentos distintos. A primeira (1) demonstra alta carga da doença enquanto na terceira imagem (3) já é possível visualizar a baixa carga da doença.

Em resumo:

Faça agora uma avaliação

Referências:

  1. S. Ghosh et al. Development of the IBD Disk: A Visual Self-administered Tool for Assessing Disability in Inflammatory Bowel Diseases. Inflamm Bowel Dis Volume 23, Number 3, March 2017. www.ibdjournal.org
  2. Nigro CMC, Ferreira SDC, Machado VF, et al. TRANSLATION, CROSS CULTURAL ADAPTATION, AND VALIDATION OF THE IBD DISK FOR USE IN PATIENTS WITH INFLAMMATORY BOWEL DISEASES IN THE BRAZILIAN POPULATION. Arq Gastroenterol. 2024 Dec 20;61:e23058. doi: 10.1590/S0004 2803.24612024-058. PMID: 39776120.